As palavras produzem sentidos, criam realidades.
A escolha de um nome é algo significativo, pois as palavras dão sentido ao que somos e de alguma forma têm a ver com o modo como nos colocamos diante dos outros e do mundo. Nesse sentido, a escolha do nome Coletivo Cais define a nossa compreensão sobre o processo educativo.
O Coletivo Cais nasce da ideia de que a educação não é um processo solitário, envolve interações e experiências.
Coletivo, porque a Educação acontece na relação com o outro, vamos nos constituindo sujeitos nessa trajetória.
E Cais?
Inicialmente, nos identificamos com seu significado...
Cais, "plataforma onde o navio se atraca para embarque e desembarque de passageiros e carga. Muralha de alvenaria, levantada ao longo de um curso de água para firmar as margens e impedir transbordamentos."
(Diclo.com.br, acesso 19/06/22)
Depois aprofundamos a pesquisa com a inclusão de outros termos atrelados ao cais como ancoragem, bússola, leme, carta náutica, fomos estabelecendo sentidos ao olharmos para nossa trajetória profissional. Percebemos uma conexão do significado de Cais com os momentos de nossas experiências formativas: encontros, partilhas e diálogos com gente de todo lugar e entre idas e vindas, uma parada para revisitar, refletir, (re)descobrir jeitos diferentes de estar e brincar com os bebês e as crianças.
O Coletivo Cais é composto por profissionais com sólida experiência em Educação Infantil, comprometidas com os aspectos legais e os princípios da ética, do respeito e da pesquisa científica.
Ana Celina Cartaxo
Formação em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia e mestre em Educação, Arte e História da Cultura. Atuou como assessora pedagógica, supervisora escolar, coordenadora pedagógica e professora de educação infantil, na Rede Municipal de Ensino de São Paulo e como professora universitária na rede privada. Participou de curso de formação para novos professores ingressantes na rede pública. Tem experiência no diagnóstico e desenvolvimento de projetos de formação para docentes e gestores.
Daisy Moraes
Formação em Pedagogia e Geografia e especialização em Docência do Ensino Superior. Atuou como assessora pedagógica, supervisora escolar, diretora de escola e coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Participou na elaboração de documentos legais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, como Educação Alimentar e Nutricional para a Educação Infantil e Padrões Básicos de Qualidade na Educação Infantil Paulistana. Tem experiência na área de educação ambiental e implementação de políticas públicas para a Infância e processos formativos.
Sandra Silva
Formação em Pedagogia e Psicanálise e especialização em Docência do Ensino Superior. Atuou como assessora pedagógica e coordenadora pedagógica de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Participou na implementação dos Centros Unificados de Educação (CEUs) e no processo de transição das creches para a Secretaria Municipal de Educação. Tem experiência na elaboração e desenvolvimento de formação continuada para o quadro de apoio, docentes e gestores na rede pública e privada.