Já ouviu falar de Bebeteca?
Na cidade de São Paulo vem sendo implementado por meio de um projeto destinado à população de zero a três anos de idade dentro de alguns dos Centros de Educação Unificados/CEUs. Numa cidade onde bebês e crianças pouco podem usufruir de espaços planejados e organizados especialmente para eles, fica aqui o convite para familiares, responsáveis e instituições levarem bebês e crianças a esse recente equipamento público.
Esse projeto é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Baccarelli que iniciou a implementação em 12 CEUs da Cidade de São Paulo. O apoio técnico e formativo é feito por Instituição parceira do Urban 95 (iniciativa global com políticas e programas voltados para a primeira infância no qual o Brasil faz parte). Visitamos 3 bebetecas, Ceu Carrão/Tatuapé, CEU Vila Alpina, CEU Freguesia do Ó.
Ao adentrar em uma Bebeteca você irá se deparar com um ambiente lúdico e colorido, convidativo à permanência no local por tratar-se de um espaço planejado para os bebês, onde mobiliários, brinquedos e livros incentivam a autonomia, ludicidade e descobertas.
A aproximação com o livro é fundamental neste espaço. Bebês e crianças lêem com as mãos, com os olhos, com os pés, enfim, com o corpo inteiro; constroem referências leitoras e desenvolvem autorias com novas imagens e palavras que encontram nos livros (o tema leitura para bebês é muito rico e importante e, será conversado em outro momento, com mais detalhes, aqui no Cais).
Notadamente a Bebeteca é um lugar que convida à exploração e criação, é desemparedada, está instalada num espaço amplo, dividido com a biblioteca do CEU. Os mobiliários inspirados na abordagem Pikler foram construídos em madeira, são seguros e a interação possibilitada ao bebê, convidando-o a se agarrar, balançar, subir e descer, experimentando várias formas de uso.
As regras de higiene como, a de tirar os sapatos antes de entrar no local, bem como, a prática de higienizar diariamente todos os objetos, trazem segurança e bem estar aos pequenos frequentadores.
O que você vai encontrar nesses espaços:
Você sabia que brincar é um direito infantil? Que brincando as crianças investigam as coisas e aprendem sobre o mundo e as pessoas?
A possibilidade de brincar de forma coletiva contribui para a construção de significados, trocas e aprendizados, além de ser uma oportunidade para que os responsáveis brinquem, observem e participem ativamente das descobertas e exploração dos objetos e posições corporais dos bebês e crianças. Portanto, oportunizar o brincar, seja em casa ou em locais como este, deve ser garantido pelos adultos que convivem com as crianças.
Conhecer a bebeteca, foi ver materializada parcela de nossos desejos, sonhos e lutas em relação aos direitos de bebês e crianças por espaços lúdicos e respeitosos. Que seja apenas o primeiro passo de outras iniciativas para a primeiríssima infância!
Olhe o que separamos para você
Urban95 – Uma iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades. Por isso, considera a experiência de uma criança de três anos de idade que, em média, tem até 95cm de altura.
RAMOS, Karine, Org. Espaços do Sim: Confie no brincar dos bebês e crianças bem pequenas. Pedro e João Ed. 2023.