Já observou bebês e crianças em contato com a natureza? É notório perceber o olhar de maravilhamento diante de tantos elementos. Brincar sem a centralidade do adulto, poder fazer suas escolhas, olhar de forma inédita, tocar, sentir, contemplar, explorar, descobrir…
A natureza é um espaço de invenção e criatividade, favorece a interação, amplia o repertório de vivências e apresenta aos bebês e crianças um jeito corajoso de experimentar o mundo; é nesse convívio que tornam-se mais conscientes de suas preferências e limites, e assim, curadoras: as crianças selecionam, organizam e constroem narrativas através de pesquisas sensoriais com a terra, água, plantas e animais.
Estar em meio à natureza permite essa sensação de liberdade, de uma pausa no tempo, do ócio “Quando as crianças estão brincando, estão se ajeitando às verdades do mundo e a verdade de si mesmas. Para isso, precisam de tempo, liberdade e ócio” (Renata Meirelles, 2018). É como experimentar um estado de liberdade, de presença e de entrega.
As crianças desenvolvem grande parte das habilidades motoras nos primeiros anos de vida, desse modo, priorizar as brincadeiras ao ar livre, traz benefícios incalculáveis, tanto motor, afetivo e também em relação ao desenvolvimento das linguagens. São os sentidos que dão a elas as informações sobre o mundo e assim desperta o interesse influenciando diretamente a sua ação.
O contato com a natureza, o bem estar da criança, o brincar, são direitos assegurados pelas leis vigentes. Nesse sentido pode-se citar o compromisso da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS) que é um plano de ação para as pessoas e para o planeta com o objetivo de concretizar os direitos de todos a alcançar o equilíbrio ambiental e assegurar que as crianças possam desfrutar do progresso econômico, social, tecnológico em harmonia com a natureza. Este é um desafio global, mas é também um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.
Mas o que isso significa na prática? Significa que tanto as instituições educativas quanto os familiares precisam incentivar e garantir a oportunidade de bebês e crianças interagirem com a natureza, e portanto ser e viver essa conexão.
Estar ao ar livre, escutar os barulhos naturais como o vento, a chuva, o som dos pássaros, as folhas das árvores, os ruídos dos animais; a exposição ao sol; o aroma das flores; as diferentes texturas. Tudo isso, proporciona aos bebês e crianças uma gama enorme de informações sensoriais, prazer e desenvolvimento da estética infantil.
Conviver com a natureza constrói laços e memórias para a vida toda!
Olhe o que separamos para você
ODS Brasil – Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Portal Lunetas – Portal de notícias com o objetivo de ampliar os olhares sobre as muitas infâncias do Brasil.
Criança e Natureza – Programa que defende o direito de toda criança a viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo o seu vínculo com a natureza.
Carta da Terra para Crianças | PDF – O documento discute como as crianças podem ajudar a construir um mundo melhor. Ele apresenta dez princípios da Carta da Terra para guiar as crianças a viverem de forma sustentável e pacífica, respeitando todas as formas de vida e compartilhando os recursos de modo justo.